domingo, 18 de maio de 2014

Serial Experiments Lain

 O mundo é conectado, todas as pessoas são interligadas pela Wired (a internet de hoje), é lá onde as pessoas se sentem livres, satisfazem seus desejos mais secretos, sentem-se donas de si mesmas. Porém, Lain, uma criança colegial, não é uma boa entendedora desse assunto. Seu Navi (seria um pc), é do tipo infantil, e ela quase não sabe navegar pela Wired.

 Mas uma amiga da escola se suicidou. "Não preciso ficar presa ao meu corpo". Misteriosamente, alguns dias depois, todas as meninas da escola receberam um e-mail dela, dizendo que ela estava bem, viva, na Wired.
 Foi por curiosidade quanto a isso que Lain pediu a seu pai um novo Navi, e passou a se conectar na Wired.

 Mas Lain era diferente. Enquanto a maioria das pessoas, ao entrar na Wired, conseguiam materializar apenas uma parte do corpo (geralmente a boca), ela conseguia materializar seu corpo inteiro. Ela era poderosa na rede.
 Um grupo de hackers, chamados Knights, passa a atacar a sociedade, e o objetivo desse grupo seria romper as barreiras entre o mundo real e o virtual. Eles servem unicamente ao deus da Wired. E de acordo com muitos, Lain é esse deus.

 A menina descobre que há uma pessoa semelhante a ela, aprontando "altas confusões" na Wired. Mas qual é o significado disso? Lain passa a ficar cada vez mais submersa na Wired, e seu poder aumenta cada vez mais. Ela até passa a ser vigiada por agentes de uma organização secreta...

 Mas afinal, quem é Lain? O que é real em sua vida? O que define que algo tenha realmente acontecido não é a capacidade de todos se lembrarem do ocorrido? Quem controla a mente e as memórias das pessoas, de certa forma, controlaria a história, não é mesmo?
 O anime tem a atmosfera vazia, e seus episódios confundem até as mentes mais preparadas. Eu terminei de ver, e ainda existem coisas que não entendi. A questão principal é: quem realmente é Lain, e quem é o deus da Wired?

 Um anime para quem quer fundir sua massa cinzenta, um dos mais difíceis de entender que já vi, junto com Boogiepop  phantom, não é indicado pra quem busca adrenalina, mas sim pra quem quer um real desafio, assista e compreenda a história, a fusão entre a Wired e o mundo real, e suas terríveis consequências!

 A partir daqui, só quem já assistiu!


 O que deu pra entender disso tudo? Eiri era um cientista que pesquisava a criação de um novo protocolo que deixaria a Wired mais segura( o número do protocolo eu não lembro), mas ele se matou, e inseriu sua mente na Wired, tornando-se o deus da Wired, que inicialmente só tinha poderes na rede, mas com a ativação do novo protocolo, no qual ele trabalhava, creio, e isso é o que eu acho, seus poderes começaram
a se expandir.
 Mas ele não era capaz de destruir a barreira entre os mundos. Por isso veio a Lain. A menina seria um programa para romper as barreiras entre os mundos. Não só isso, Lain passa a ter poderes sobre a mente de todos, podendo alterar memórias, alterar realidades.

 Talvez Lain tenha sido criada por alienigênas, já que um episódio sugere que eles tenham entrado em um contato secreto com o governo. Talvez ela, inicialmente, fizesse parte de um plano de unificação da mente humana, criando uma única mente coletiva, que creio ser o objetivo daquela organização que a vigiava, e que tentava combater os Knights.
 A organização criou uma família para Lain. Um ambiente para que, aos poucos, ela pudesse desenvolver seus poderes. Mas houve um fator agravante. Eiri era algo que não estava nos planos... e ao confrontar Eiri, Lain acabou dando ao mundo, um rumo diferente.

 Ela apagou a realidade onde tudo aconteceu, onde Eiri quase dominou a mente de todos no mundo, se tornando o deus do mundo real também. Ela criou uma realidade onde tudo nuca aconteceu. E de certa forma, ela também nunca existiu.

 Mas a Wired ainda existe, e como Lain era apenas um software, um software para unir os dois mundos, ela foi substituída por outra Lain, a Lain da realidade criada por ela.
 É isso? Não sei... muitas coisas fiquei sem entender... como por exemplo, o que teria acontecido com a irmã de Lain? Ainda vou ler o mangá, e ver se entendo melhor a história... por hora é isso,assistam, e embaralhem suas mentes. Até a próxima!

Um comentário: